Teatro Municipal de Ilhéus

O Teatro Municipal de Ilhéus (originalmente chamado Cine-Teatro Ilhéos), é uma casa de espetáculos da cidade de Ilhéus, na Bahia, inaugurada em dezembro de 1932.

Teatro Municipal de Ilhéus



Durante a Intendência do interventor Eusínio Lavigne, foi iniciada em 1930 a construção do “Cine Teatro Ilhéus”, na praça Luiz Vianna. As obras ficaram a cargo de Celso Valverde Martins.

Já em 1933, poucos meses depois de sua inauguração, o jornal local “Diário da Tarde”, noticiava:


”Ilhéus está transformada numa espécie de vila artística com o número extraordinário de homens e mulheres de teatro que aqui vieram naturalmente atraídos pela fama de prosperidade desta terra. Temos já duas casas de espetáculos excelentes e confortáveis”.

Com o novo teatro, e aquele outro que lhe era anterior, os espetáculos sucediam-se: sainetes, comédias e revistas alternavam-se com a apresentação de músicos (tenores, pianistas, etc.) de renome de então, como Zaíra Cavalcante, mágicos e festivais.

Com o tempo grandes encenações e artistas nacionais incluíam o Teatro em suas turnês. Em 1941 foi ali encenada Deus lhe Pague, de Joracy Camargo. Aymée e Procópio Ferreira (1935), a filha Bibi, a vedete Virgínia Lane, cantores como Sílvio Caldas, Orlando Silva, conjuntos como o Bando da Lua, foram dos que ali se apresentaram. fonte wp


Comentários

  1. Esse Teatro é um patrimônio cultural de ilhéus.Muito rico vale muita apena conhecer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário